
Na reta final da eleição presidencial, o debate público brasileiro continua marcado por acusações pessoais, controvérsias sobre corrupção e disputas a respeito do passado dos candidatos. Esses assuntos têm relevância, mas deixam em segundo plano uma questão institucional cujos efeitos podem durar muito mais que um mandato: a concepção de Direito que orientará as próximas indicações ao Supremo Tribunal Federal. Embora os programas presidenciais não permitam antecipar o comportamento de futuros ministros, eles oferecem indícios sobre a visão de Estado e de ordem jurídica que poderá influenciar essas escolhas.
A pergunta importa porque os ministros permanecem na Corte por períodos que ultrapassam os mandatos presidenciais e participam da interpretação da Constituição em temas decisivos para as liberdades individuais, a propriedade, os contratos e a atividade econômica. No modelo brasileiro, a escolha cabe ao presidente da República, com aprovação pelo Senado. A eleição presidencial constitui, assim, uma via indireta de influência da sociedade sobre a futura composição do STF.
Nas ciências sociais, sobretudo na Economia, é comum a distinção entre ortodoxia e heterodoxia. A ortodoxia costuma designar abordagens mais próximas ao mainstream, aos modelos ensinados nos manuais e ao conhecimento acumulado por experiências de tentativa e erro no campo das políticas públicas. A heterodoxia reúne perspectivas alternativas que questionam pressupostos dominantes e propõem outros instrumentos de organização econômica e social.
No Direito, o significante é outro, mas é possível traçar algumas aproximações no plano do significado. O positivismo jurídico valoriza as fontes formais, a identificação das normas válidas e os limites institucionais da interpretação, em um caminho mais próximo da ortodoxia. O pós-positivismo, frequentemente associado ao neoconstitucionalismo, ressalta a força normativa dos princípios, a ponderação e a concretização judicial de direitos, aproximando-se de uma perspectiva mais heterodoxa. São afinidades, não correspondências automáticas com posições econômicas específicas.
Prefiro utilizar aqui a terminologia econômica porque Direito e Economia estão ligados e porque há afinidades entre essas tradições. Uma economia liberal, apoiada na propriedade, nos contratos e na autonomia privada, tende a se aproximar de uma prática jurídica orientada pela legalidade, pela previsibilidade e pela autocontenção judicial. De modo semelhante, projetos econômicos de maior intervenção estatal costumam dialogar com concepções que reconhecem ao Direito um papel mais ativo na transformação social.
A Análise Econômica do Direito mostra como direitos de propriedade definidos, contratos confiáveis e decisões previsíveis podem reduzir custos de transação, facilitar o crédito e favorecer investimentos. Em contrapartida, a incerteza sobre a aplicação de regras e a possibilidade de revisão imprevisível de expectativas jurídicas podem elevar riscos e desestimular iniciativas produtivas. Políticas públicas legítimas, inclusive redistributivas, precisam igualmente de regras claras e execução institucionalmente adequada.
Uma divergência ilustrativa apareceu no STF no julgamento da responsabilidade das plataformas digitais por conteúdos de terceiros. O ministro Flávio Dino defendeu uma leitura que ampliava as hipóteses de responsabilização. O ministro André Mendonça sustentou a constitucionalidade da disciplina prevista no artigo 19 do Marco Civil da Internet e enfatizou a proteção da liberdade de expressão e a opção do legislador. Mais do que opor resultados, a controvérsia evidencia diferentes compreensões sobre o espaço do Judiciário para rever uma solução legislativa. O episódio, contudo, não basta, isoladamente, para classificar toda a jurisprudência de qualquer dos ministros.
A origem das nomeações também ajuda a compreender a formação institucional da Corte, sem constituir um substituto para a análise dos votos. Seis dos dez ministros em exercício foram indicados pelos governos Lula e Dilma Rousseff; dois, por Jair Bolsonaro; um, por Michel Temer; e um, por Fernando Henrique Cardoso.
Daí a relevância dos programas presidenciais. Em geral, eles apresentam propostas mais detalhadas de política econômica do que critérios para a escolha de ministros ou compromissos com uma filosofia específica de interpretação do Direito. Sua leitura fornece indícios sobre a visão do papel do Estado que poderá orientar as nomeações.
Nas propostas de Lula, ganham destaque o investimento público, as políticas industriais, o financiamento estatal e a atuação do poder público na promoção do desenvolvimento e de objetivos distributivos. Tais instrumentos se relacionam com uma tradição econômica desenvolvimentista e com uma presença mais ativa do Estado nos mercados.
No programa de Flávio Bolsonaro, destacam-se propostas de contenção de despesas, desestatização, desburocratização e ampliação da liberdade econômica. Esses instrumentos se associam a uma orientação econômica liberalizante.
O contraste entre os programas permite discutir quais instrumentos econômicos e jurídicos cada projeto enfatiza, e o que isso pode significar para a proteção da propriedade, a liberdade contratual, a livre iniciativa e os limites da intervenção estatal. É um debate que não se confunde com a mera disputa entre nomes e que ultrapassa o mandato de quem ocupar a Presidência.
A discussão entre ortodoxia e heterodoxia jurídico-econômicas ilumina escolhas sobre o papel do Estado e a função dos tribunais na interpretação do Direito. Os programas presidenciais oferecem indícios relevantes sobre essas escolhas. A eleição presidencial permite ao eleitor refletir sobre qual orientação deseja ver projetada na futura composição do Supremo: uma visão mais ortodoxa, isto é, comprometida com as liberdades individuais, a propriedade privada e a autonomia dos contratos, ou outra, heterodoxa, que atribua ao Judiciário um papel mais ativo na transformação social.
ACERCA DEL CORRESPONSAL
REDACCIóN CENTRAL
Prensa Mercosur es un diario online de iniciativa privada que fue fundado en 2001, donde nuestro principal objetivos es trabajar y apoyar a órganos públicos y privados.
- ★Juicio por YPF: la jueza Preska cerró formalmente el caso
- ★El Gobierno volvió a postergar la entrada en vigencia del Fondo de Asistencia Laboral
- ★El Riesgo País se acerca a los 700 puntos y para el Gobierno es por la incertidumbre global
- ★Juegos Bonaerenses: Junín vivió la inauguración en Mar del Plata
- ★Trabajadores de PAMI lograron reabrir paritarias


















